A empresa Amazon anunciou na quinta-feira (13), que vai levar o Projeto Kiuper para o Brasil, projeto que visa levar internet via satélite para as regiões rurais do país. A proposta conta com a parceria da companhia Vrio, que administra a Sky Brasil e a filial da DirecTV na América Latina.

O projeto tem como objetivo implantar, inicialmente, mais de 3,2 mil satélites de baixa órbita, que ficarão a cerca de 550 quilômetros do planeta Terra. O serviço vai competir com a empresa do magnata Elon Musk, a Starlink.

Com foco nas regiões remotas, o projeto quer proporcionar o acesso a serviços digitais básicos e avançados, como a educação on-line, telemedicina e e-commerce, contando com uma infraestrutura de internet limitada.

O lançamento comercial do Projeto Kuiper no Brasil tem previsão para ocorrer em 2025. A constelação de satélites será conectada por links de alta velocidade, permitindo formar uma rede no espaço que se conecta a uma infraestrutura terrestre.

Até 2025, está previsto que o projeto tenha mais de 1,8 mil pontos de venda e mais de 2 mil revendedores na América Latina. A Amazon não divulgou quando vai iniciar as vendas e os valores no Brasil.