O Governo Lula dispensou a oferta de ajuda do Uruguai para auxiliar no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A informação da Folha de S. Paulo foi dada nesta quarta-feira (08).
O pedido de ajuda foi feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB) às autoridades uruguaias no último sábado (04). O qual incluía duas lanchas motorizadas com tripulações, dois drones com operadores uruguaios para busca de pessoas isoladas e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules, que poderia transportar as lanchas para as regiões afetadas e também ajudar no transporte de doações humanitárias arrecadadas no Uruguai.
Apesar do Governo uruguaio ter sinalizado para o empréstimo dos equipamentos, o Governo Federal brasileiro negou a oferta com o argumento de que os equipamentos não são necessários neste momento.
“Recebemos a informação extraoficial de que o comando [operacional] no Rio Grande do Sul achou que não era necessário”, disse José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do Governo do Rio Grande do Sul, à Folha.
O que diz o governo petista
O Ministério da Defesa afirmou que a recusa da oferta se deu por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre. Segundo o ministério, o Brasil possui uma aeronave KC-390 que atende às necessidades de transporte, pois pode pousar em pistas menores e transportar cargas maiores.