O Exército Brasileiro intensificou as ações no Rio Grande do Sul com a instalação de um Hospital de Campanha na cidade de Estrela, que começou a funcionar no último domingo (05). O equipamento é essencial para apoiar o trabalho integrado de auxílio entre Governo Federal, Governo Estadual e municípios. As equipes médicas do Hospital Militar de Área de Porto Alegre e da Policlínica Militar de Porto Alegre estão apoiando os atendimentos.
A instalação do Hospital de Campanha tem como objetivo aliviar a pressão sobre o hospital municipal, que teve parte das instalações alagadas. A equipe médica está tratando dos casos de média complexidade, enquanto os pacientes mais graves são evacuados para hospitais de maior porte. Além disso, a cidade de Lajeado também recebeu um Hospital de Campanha, transportado por avião a partir do Rio de Janeiro.
Outros dois módulos hospitalares, com capacidade para 60 leitos, estão no Rio de Janeiro, aguardando embarque para o Rio Grande do Sul. Esses módulos representam um reforço significativo para a infraestrutura de saúde da região, que está sob pressão devido à situação atual.
Na manhã desta segunda-feira (06), o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou que o governo instalará um escritório em uma repartição da Caixa, com representantes de diversos ministérios, para dar apoio ao Rio Grande do Sul.
Por fim, uma aeronave da FAB decolou nesta segunda-feira da Base Aérea de Brasília, com destino a Canoas (RS), carregando cerca de 18 toneladas de mantimentos doados pela população, por meio da campanha “Todos Unidos pelo Sul”. A campanha, que teve início na noite de sexta-feira, convocou a comunidade para participar da ação, doando roupas, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis.