O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lideram o ranking de rejeição entre os partidos políticos no Brasil, segundo uma pesquisa realizada por cientistas políticos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP).
Conforme o levantamento, o PT tem 34,1% de desaprovação, seguido pelo PSOL, com 27,3%. Outros partidos, como os extintos Partido Social Liberal (PSL) e os Democratas (DEM), que se fundiram para formar o União Brasil, também figuram entre os mais rejeitados. A fusão ocorreu durante o andamento da pesquisa, impedindo a medição específica da rejeição ao União Brasil.
A pesquisa também destacou o fenômeno do “engajamento pelo ódio” na política brasileira. Conforme o estudo, 36% dos entrevistados se tornam altamente engajados politicamente diante da possibilidade de vitória do partido que mais rejeitam.
Confira a lista das siglas mais rejeitadas:
Partido dos Trabalhadores (PT): 34,1%
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL): 27,3%
Partido Social Liberal (PSL): 25,1%
Partido Comunista do Brasil (PCdoB): 24,8%
Democratas (DEM): 20,8%
Movimento Democrático Brasileiro (MDB): 20,7%
Partido Progressistas (PP): 12,5%
Partido Democrático Trabalhista (PDT): 8,3%
Partido Socialista Brasileiro (PSB): 7,7%
O estudo, conduzido entre 2020 e 2023, envolveu 32 partidos políticos. Foram enviados questionários com 52 perguntas para 3.266 filiados e dirigentes partidários, com uma margem de erro de 2% e um grau de confiança de 95%.