Subiu para 32 o número de mortos decorrentes dos temporais que assolam o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29). Na quinta-feira (02), a Defesa Civil havia registrado 29 mortes, já os outros três registros foram confirmados pelas prefeituras, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A Defesa Civil do estado ainda informou que existem 60 desaparecidos e até o momento 36 feridos. Ao falar sobre a situação do estado, o governador Eduardo Leite (PSDB), declarou que os números de mortos ainda vão aumentar, pois alguns locais estão inacessíveis, devido as inundações e deslizamento.
“Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais do que isso. É porque nós não estamos conseguindo acessar determinadas localidades e sabemos de deslizamentos e de inundação, de pessoas que estão em locais inacessíveis. Infelizmente, esses números vão ainda aumentar”, declarou o governador.
Ainda na quinta-feira (02), o Governo Federal reconheceu estado de calamidade pública no estado, devido aos “ventos climáticos de chuvas intensas”. A cidade que mais registrou mortes foi Gramado, com quatro. Ainda de acordo com a Defesa Civil, 14,8 mil pessoas deixaram suas casas e cerca de 71,3 mil cidadãos foram afetadas em todo o estado.