O projeto de lei nº 76/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, exclui a previsão de licenciamento cautelar de projetos ambientais no Piauí, prevê a criação do Cadastro Estadual dos Infratores Ambientais e reduz as hipóteses de descontos em multas por desrespeito às regras ambientais.
De iniciativa do Poder Executivo, o PL 76 revoga a Lei Ambiental de nº 48.854/96 e institui a nova Política Estadual de Meio Ambiente, fortalecendo as normas de proteção e defesa do meio ambiente no Estado.
“Uma das principais novidades do projeto é a criação do Cadastro Estadual de Infratores Ambientais, que objetiva dar ampla publicidade a quem desrespeita as regras ambientais”, diz o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Daniel Oliveira .
Segundo o secretário, o projeto de lei exclui o licenciamento cautelar e não prevê nenhuma hipótese de auto licenciamento ambiental. Quanto à presunção de boa-fé, cabe aplicação exclusivamente para as declarações já previstas pela legislação estadual. “Ou seja, estamos sendo mais rígidos e rigorosos na aplicação das penalidades para os casos de infração ambiental”, afirma.