O presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais na Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinafese), Leewertton Marreiro, reclamou do tratamento dado pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos servidores.
A declaração do sindicalista foi dada durante audiência pública sobre o reajuste entre o governo e os servidores federais da educação na Câmara dos Deputados, realizada nessa quinta-feira (23).
“Temos uma eleição agora em 2024, em que a extrema direita se organiza muito fortemente para ganhar espaço, visando 2026. E é assim, tratando dessa forma a base, que está espalhada em mais de 500 municípios por este país. São 687 campi de institutos federais. Mais 183 universidades federais. Lidamos com milhões de estudantes neste país. Não merecemos ser tratados dessa forma”, declarou o sindicalista.
Crise nos institutos federais
Desde abril, mais da metade dos servidores dos institutos federais estão em greve reivindicando reajustes salariais. Além dos institutos, universidades federais também estão paralisadas em todo o país.
Lula precisa voltar “aos trilhos”
Durante sua fala, o sindicalista destacou que o presidente Lula está fora dos trilhos. Ele ressaltou que o voto no petista foi para ter “valorização do livro, e não da arma”, se referindo ao investimento do Governo Federal para os policiais.