As chuvas que atingem as regiões de Santa Catarina desde o sábado (18), estão causando enchentes nos municípios do Vale do Itajaí. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, cerca de 20 cidades catarinenses entraram em estado de alerta. Ao todo, centenas de pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no estado.
A cidade de Rio do Sul está em situação de emergência após os níveis do Rio Itajaí-Açu chegar aos 9,06 metros. Até o momento, já foram abertos cinco abrigos para atender as pessoas desalojadas no município do Vale do Itajaí.
Em 48 horas, já choveu 217 milímetros, o que corresponde a mais da metade do volume da chuva prevista para o mês de maio. A prefeitura de Vale do Itajaí pediu para que os moradores tomem os cuidados possíveis devido aos riscos de deslizamento em algumas regiões.
O governador, Jorginho Mello (PL) determinou que seja ativado o Centro Integrado de Operações da Defesa Civil do estado, para que o nível dos rios seja monitorado.
Segundo um relatório da Defesa Civil, divulgado na tarde desse domingo (19), cerca de 614 pessoas estão desabrigadas e 274 estão desalojadas em diversos municípios de SC.