O Estado do Rio Grande do Sul está sob alerta para inundações e deslizamentos de terra para este sábado (18), conforme os dados emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A meteorologia indica ainda a permanência do acúmulo de água no Centro-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana da capital Porto Alegre, devido às fortes chuvas das últimas semanas.

Foto: Giulian Serafim/Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Sobrevoo sobre áreas alagadas de Porto Alegre

Tragédia

O último boletim publicado pela Defesa Civil na manhã de hoje, mostrou que 2.304.422 (dois milhões, trezentos e quatro mil e quatrocentas e vinte e duas) pessoas foram afetadas de alguma forma pela tragédia climática.

Conforme divulgado pelo órgão, 461 dos 497 municípios foram afetados pelas enchentes que acometem o Rio Grande do Sul. Mais de meio milhão de pessoas estão desalojadas e cerca de 77 mil estão em abrigos. Ainda de acordo com o boletim, 94 pessoas ainda estão desaparecidas.

INMET

O estado está sob alerta amarelo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para chuvas intensas de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h.