A Força Aérea Brasileira (FAB) começou a lançar donativos e materiais essenciais, por meio aéreo, nos locais mais atingidos e isolados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram nessa quinta-feira (9).
A primeira carga foi lançada na região de São Jerônimo (RS) e continha cerca de 2,4 toneladas de fardos de água e cestas básicas . O material foi condicionado no método CDS (do inglês Container Delivery System) e equipado com paraquedas pelo Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar do Exército Brasileiro.
O lançamento foi realizado pela aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG) e que foi deslocado para operar a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM). O recolhimento e distribuição do material lançado fica a cargo das autoridades locais.
Também nesta quinta-feira, uma aeronave SC-105 utilizada em buscas na área de enchentes lançou um fardo de mantimentos para uma família que estava ilhada próximo ao município de Rio Pardo. O material incluía garrafas de água, alimentos, lanterna e ponchos.
Logo após essa primeira missão de lançamento, foram transportadas 4,5 toneladas de insumos hospitalares e material de resgate até a Base Aérea de Santa Maria (BASM). O material foi embarcado na Base Aérea de Canoas.