Segundo dados divulgados na terça-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), a taxa de desemprego no Brasil aumentou para 7,9% no primeiro trimestre de 2024.
Ainda segundo o instituto, o percentual teve uma alta de 0,5 ao ser comparado com o trimestre encerrado em dezembro do ano passado. Porém, a taxa ainda está abaixo do percentual registrado no mesmo trimestre de 2023, que era de 8,8%.
Os dados do IBGE ainda informam que a alta da desocupação na comparação trimestral entre 2023 e 2024 foi impulsionada pelo aumento no número de pessoas em busca de trabalho, que teve um aumento de 6,7% comparado ao trimestre encerrado em dezembro do ano anterior. Isso demonstra um aumento de 542 mil pessoas em busca de trabalho.
Mesmo com a alta, o IBGE diz que a população desocupada permanece 8,6% abaixo do registrado no mesmo trimestre de 2023. Outro fator que concorreu para o aumento da taxa de desocupação foi a redução da população ocupada do Brasil, que diminuiu 0,8% na comparação trimestral, mesmo continuando 2,4% acima do número de trabalhadores encontrados pela PNAD Contínua no primeiro trimestre do ano passado.
Contudo, apesar da alta na comparação trimestral, a taxa de desocupação foi a menor já registrada para um trimestre encerrado em março desde a ano de 2014, quando chegou ao percentual de 7,2%.