A empresa israelense Elbit Systems, especialista na produção e exportação de tecnologia militar, venceu licitação avaliada em R$ 1 bilhão, para fornecer blindados ao Exército Brasileiro . O resultado do certame foi divulgado pela Força nesta segunda-feira (29).
O contrato que deve ser firmado entre a empresa e o Exército Brasileiro prevê o fornecimento de 36 viaturas obuseiras com calibre de 155 mm autopropulsados sobre rosas (VBCOAP-SR). Além disso, o acordo também inclui compra, manutenção e fiscalização de equipamentos, assim como treinamento de pessoal.
Os equipamentos serão submetidos a testes, que caso sejam aprovados, resultarão na assinatura de outro contrato, que estipula a entrega de lotes anuais de sistemas até 2034.
A negociação ocorre em meio aos ataques do presidente Lula a Israel , especialmente por conta das reações do governo de Netanyahu ao atentado terrorista do Hamas, ocorrido em 07 de outubro de 2023.
Negociação
As Forças Armadas do Brasil já possuem negócios com fornecimento de tecnologia militar israelense. Uma delas é a Marinha, que depende de Israel para manutenção das turbinas de seus caças A4 Skyhawk. Por sua vez, a Aeronáutica usa a tecnologia do país nos computadores e sistemas de aviões.
Outros órgãos de segurança brasileiros, como Polícia Militar, também adquirem armas e material de espionagem de empresas israelenses.