O ministro Herman Benjamin foi eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (23), para o biênio 2024-2026 . O ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente.
Os eleitos tomarão posse em agosto deste ano. Eles irão substituir a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes, atuais presidente e vice-presidente, respectivamente.
Herman Benjamin foi empossado ministro do STJ em 2006 e ganhou projeção nacional em 2017, quando votou pela cassação da chapa Dilma-Temer. À época, ele também ocupava uma das cadeiras do STJ no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já o vice-presidente eleito, Luís Felipe Salomão, está no STJ desde 2008. Atualmente, o ministro também ocupa a cadeira de corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ministros eleitos para 14 cargos
Na sessão plenária desta terça (23) também foram eleitos os ministros que irão exercer outros cargos no STJ e em órgãos diversos do Poder Judiciário. Veja a lista completa:
Herman Benjamin, presidente do STJ para o biênio 2024/2026;
Luís Felipe Salomão, vice-presidente do STJ para o biênio 2024/2026;
Mauro Campbell Marques, indicado para o cargo de corregedor nacional de Justiça;
Antônio Carlos Ferreira, membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diretor da Revista do STJ;
Isabel Gallotti, corregedora-geral eleitoral e vice-diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam);
Sebastião Reis Junior, membro substituto do TSE;
Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam;
Ricardo Villas Bôas Cueva, membro do Conselho Superior da Enfam;
Gurgel de Faria, membro efetivo do Conselho da Justiça Federal (CJF);
Reynaldo Soares da Fonseca, membro efetivo do CJF;
Joel Ilan Paciornik, membro suplente do CJF.
Messod Azulay Neto, membro suplente do CJF.