O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a solicitação para iniciar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade. A CPI tem como objetivo investigar possíveis abusos do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante uma entrevista ao SBT, nessa sexta-feira (19), Gilmar Mendes expressou sua opinião sobre o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, à CPI. “Acredito que devemos distinguir entre o que é ruído e o que é um sinal real. Vejo muito ruído aqui, muita desinformação e notícias falsas, mas isso não reflete a realidade”, frisou.
Gilmar Mendes criticou a CPI
Há pouco mais de uma semana, houve discussões nos bastidores da Câmara de que Arthur Lira iniciaria a CPI. Isso ocorreu após o governo Lula demitir um parente de Lira de uma posição importante no Executivo. Como resultado, a oposição, que deseja a CPI, teria prioridade em suas demandas.
No entanto, após a repercussão, o parlamentar indicou que não prosseguirá com o assunto. A decisão do presidente foi tomada após um encontro com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.