O desembargador Gilmar Augusto Ferreira , do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro , mandou soltar nessa quarta-feira (10) os donos dos três cães da raça pit bull que atacaram a escritora Roseana Murray , de 73 anos, na última sexta-feira (05), em Saquarema, na Região dos Lagos.
Na decisão, o desembargador alegou que os cachorros já foram recolhidos pela Prefeitura de Saquarema e que, com isso, a liberdade de Davidson Ribeiro dos Santos, Ana Beatriz da Conceição Dantas e Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos não representaria mais risco aos vizinhos.
A prisão preventiva foi substituída por duas medidas cautelares, tais como, a perda temporária da tutela dos pit bulls e a proibição de adquirir novos animais domésticos. Segundo a investigação, os três cachorros viviam em um espaço insalubre, apertado e sem alimentação adequada.
A escritora, que teve uma orelha dilacerada e o braço direito amputado, continua internada no Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com quadro de saúde estável e sem previsão de alta.
Murray é autora de cerca de cem livros de poesia e de contos para crianças, jovens e adultos. Ela foi vencedora do prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2002, na categoria infantil, com o livro Jardins. Também conquistou quatro prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).