A Petrobras anunciou nessa terça-feira (09) que foi descoberta uma reserva de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar, localizada no poço exploratório Anhangá, na margem equatorial brasileira. O local fica na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.
“A constatação de reservatório turbidíticos de idade Albiana portador de petróleo é inédita na Bacia Potiguar e foi realizada através de perfis elétricos e amostradas de óleo, que serão posteriormente caracterizados por meio de analises de laboratório”, divulgou a estatal, através do comunicado.
O petróleo foi localizado a 2.196 metros de profundidade e mesmo que ainda não se saiba o tamanho da reserva, a descoberta vai permitir que a empresa comece a realizar a exploração para além do pré-sal, cuja produção deve entrar em decadência no final desta década.
A margem equatorial brasileira se estende por mais de 2.200 km ao longo da costa entre o Rio Grande do Norte e o Oiapoque, no Amapá. Sendo considerada a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas, o local já foi chamado de “novo pré-sal”.
Esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024. Em janeiro, a empresa divulgou que encontrou hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste, a aproximadamente 24 km do poço Anhangá.