O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a deficiência na formação de professores é um dos motivos que fizeram com que o Brasil obtivesse um resultado desastroso no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia a qualidade da educação dos países.
Isso está diretamente relacionado, por exemplo, ao resultado do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( Enade ), em que os egressos de cursos de licenciatura obtiveram nota inferior a 5, no exame que vai de 0 a 10.
Para tal resultado, é válido apontar a qualificação dos estudantes de licenciatura, pois, normalmente, são alunos que enfrentaram alguma deficiência no ensino básico. Vale observar que a nota de corte do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) para Pedagogia é uma das mais baixas, com 598,05 pontos.
Outro problema relacionado a essa deficiência na formação dos professores é a falta de ensino prático, visto que na Singapura, um dos países com o maior Pisa do mundo, há 47 disciplinas práticas e seis teóricas na Pedagogia, contrastando com o Brasil, que tem 19 disciplinas teóricas e 18 práticas.
Segundo o consultor educacional Gabriel Mendes, a influência de Paulo Freire também implica na crescente decadência da educação brasileira, especialmente porque os docentes procuram fomentar o pensamento crítico do aluno ao invés de ensiná-lo o conteúdo necessário de português, matemática, e outras áreas do conhecimento.
Ainda conforme Mendes, essa é uma das oportunidades que os educadores freirianos usam para propagar determinada ideologia. “É aquela coisa de você observar um fenômeno e refletir em cima dele. Mas o que você percebe é que muitos professores acabam, no final das contas, impondo um pensamento, transmitindo aquilo como se fosse a verdade absoluta. E que contestar terá sérios problemas”, afirmou o consultor.