As fortes chuvas registradas na semana passada no estado do Espírito Santo deixaram 11.087 pessoas desabrigadas até às 06 da manhã deste domingo (31), segundo boletim extraordinário da Defesa Civil Estadual . Além disso, outras 265 estão desabrigadas e 20 morreram. Para visualizar o boletim na íntegra, clique aqui .
As cidades de Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Muniz Freire, Alegre, Mimoso do Sul e Apiacá são as mais afetadas, com as mortes registradas nos dois últimos municípios.
Ainda de acordo com o boletim, algumas equipes das cidades afetadas “estão com dificuldade de informações por falta de rede no local”. Em outros, as equipes estão “empenhadas ainda em socorros e resgates”.
Chuvas torrenciais
As chuvas que assolaram o Espírito Santo ocorreram entre 22 e 23 de março e na ocasião o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir “alerta vermelho” em razão do risco relacionado à precipitação.
O índice teve relação com o avanço da frente fria, que deixou a região Sul e seguiu para o Sudeste, atingindo, principalmente, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.