Estados das cinco regiões brasileiras podem ser atingidos por chuvas intensas ainda nesta sexta-feira santa (29). De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ), ao todo, são 25 estados mais o Distrito Federal. O alerta é válido até as 10h deste sábado (30). Apenas o Sergipe ficou de fora.
Foram emitidos dois tipos de alerta: o amarelo, que indica perigo potencial de chuvas, e o laranja, de perigo para chuvas intensas. Doze estados estão com os dois alertas: entre eles o Acre, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
Estão sob alerta amarelo Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo . Já o estado do Amapá está sob alerta laranja.
O Inmet alerta para chuvas que podem variar de 30 a 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia. As regiões também estão em alerta para ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h.
Orientações
O Inmet aconselha a população a evitar abrigar-se debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco leve de queda e descargas elétricas. Durante as chuvas, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A população de cada Estado, se necessário, pode ligar para obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).