Dezoito estados brasileiros, além do Distrito Federal, encontram-se em zonas de risco de alerta para chuvas intensas neste sábado, 23 de março, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido até às 10h deste domingo (24).
Foram emitidos três tipos de alerta: o amarelo, que indica perigo potencial de chuvas, o laranja, de perigo para chuvas intensas e o vermelho para grande perigo de chuvas de alta intensidade. Três estados estão com ambos os alertas: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Enquanto dez estados estão com dois alertas: entre eles Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, e Tocantins.
Os estados em alerta laranja para perigo de chuvas intensas são Acre, Distrito Federal, Rondônia. Já os estados Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo estão com alerta amarelo.
Alerta Vermelho
O Inmet alerta para chuvas que podem ser superiores a 60 milímetros por hora, ou a 100 milímetros por dia. As áreas afetadas correm grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas.
A população de cada estado, se necessário, pode ligar para obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).