Dezoito estados brasileiros, além do Distrito Federal, encontram-se em zonas de risco de alerta para chuvas intensas neste sábado, 23 de março, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido até às 10h deste domingo (24).

Foram emitidos três tipos de alerta: o amarelo, que indica perigo potencial de chuvas, o laranja, de perigo para chuvas intensas e o vermelho para grande perigo de chuvas de alta intensidade. Três estados estão com ambos os alertas: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

⚠️ #Atenção: Previsão de acumulado de chuva, hoje (23) e amanhã (24), em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O volume total de chuva pode passar de 100 milímetros (mm) em 24h. ???? Confira o aviso vermelho (grande perigo) ???? https://t.co/u2JiSWy4R4 + ???? pic.twitter.com/7DCkuu9wbT — INMET (@inmet_) March 23, 2024

Enquanto dez estados estão com dois alertas: entre eles Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, e Tocantins.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Devido a previsão do Inmet, galhos e árvores podem cair nas chuvas

Os estados em alerta laranja para perigo de chuvas intensas são Acre, Distrito Federal, Rondônia. Já os estados Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo estão com alerta amarelo.

Alerta Vermelho

O Inmet alerta para chuvas que podem ser superiores a 60 milímetros por hora, ou a 100 milímetros por dia. As áreas afetadas correm grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas.

A população de cada estado, se necessário, pode ligar para obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).