O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo para onda de calor em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão é que as temperaturas subam 5ºC acima da média até sábado (16).

O instituto também emitiu alerta laranja, de perigo, e amarelo, de perigo potencial, para boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

⚠️ #Atenção: Previsão de onda de calor, de hoje (14) até sábado (16), em áreas do MS, SP, PR, SC e RS. As temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média por um período maior que cinco dias consecutivos. ???? Confira o aviso vermelho (grande perigo) ???? https://t.co/ypm9vHSQKB pic.twitter.com/tzZytEJEGy — INMET (@inmet_) March 14, 2024

Onda de calor

Segundo informações da Climatempo, ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência, que deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens, diminuindo a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo-o esquentar mais.

Atenção ao calor

Além do desconforto, o calor excessivo traz riscos à saúde, como problemas renais devido à desidratação e dificuldades respiratórias causadas pela baixa umidade relativa do ar. Uma das dicas mais importantes neste período de calor é ingerir muito líquido. Além da água, outros líquidos como sucos naturais também podem ser consumidos de forma benéfica.

A desidratação apresenta alguns sintomas, como: urina amarela ou amarela escura; dores de cabeça repentinas; náuseas e maior irritabilidade.