Um traficante do estado do Mato Grosso, que acumula pena de mais de 100 anos de prisão em condenações na Justiça, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a devolução de 2 milhões de dólares (o equivalente a cerca de 10 milhões de reais) apreendidos com ele pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O ministro Gilmar Mendes será o relator do pedido, ajuizado nessa quinta-feira (29).
Ricardo Cosme Silva dos Santos, conhecido como “Ricardo Pancadão”, está preso na Penitenciária Central do Mato Grosso, em Cuiabá, e é apontado pelo Ministério Público como um “mega traficante”.
A defesa de Ricardo Cosme alegou que ele passa por problemas de saúde e precisa do dinheiro para custear seu tratamento médico. Os advogados garantiram que o valor milionário não tem origem ilícita.
O traficante foi condenado pela Justiça do Mato Grosso a penas que somam 106 anos, 6 meses e 20 dias de prisão, por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e evasão de divisas.
A PRF apreendeu valores em dinheiro de Ricardo Cosme em duas ocasiões. Na primeira vez, em abril de 2013, foram apreendidos US$ 1,9 milhão. Posteriormente, em dezembro de 2011, policiais apreenderam US$ 161 mil. A defesa do traficante pede a devolução, com correção monetária, bem como o desbloqueio de suas contas bancárias.