O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que condenou o presidente Lula (PT) no âmbito da Operação Lava Jato, contratou o militante petista Célio Golin para ministrar uma aula a juízes no Rio Grande do Sul. O palestrante fundou o Partido dos Trabalhadores no município Nonoai (RS).
Nas últimas eleições, Golin fez campanha para Luiz Inácio Lula da Silva. “Vou votar no Lula para que a gente garanta os direitos humanos e a democracia da população”, disse o militante em postagem nas redes sociais, em 2022.
Golin também é fundador do Grupo pela Livre Expressão Sexual (Nuances), que atuou na primeira Parada da Diversidade do Rio Grande do Sul.
Curso de formação para juízes
O TRF-4 informou que o curso de Célio Golin foi ministrado a 30 juízes federais de primeiro grau, em janeiro deste ano. Segundo o Metrópoles , o valor do contrato foi de R$ 556,00.
Em nota, o tribunal esclareceu que o petista foi convidado devido a sua “larga experiência como membro da sociedade civil em diálogo com atores do sistema de Justiça, com reconhecida experiência e reflexão sobre a demanda de direitos civis e fundamentais junto ao sistema de Justiça”.