Com a adesão de 140 deputados ao pedido de impeachment contra Lula (PT), o presidente do Legislativo Federal, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com o chefe do Executivo nessa quinta-feira (22), no Palácio da Alvorada. Durante palestra de abertura do seminário “Pacto pelo Rio”, Lira afirmou que a conversa foi “amena”.
O parlamentar destacou que não possui nenhuma proximidade pessoal com o presidente, mas que mantém o diálogo por ser algo necessário na política, especialmente “para que tenha o mínimo de ruído”. “A reunião de ontem foi um bate-papo normal, uma conversa mais amena que eu pedi ao presidente Lula [...] a participação do presidente é salutar, esse foi o objetivo da reunião ontem porque a relação sempre foi boa e não precisa de ressalvas”, pontuou Arthur Lira.
Além do presidente da Câmara dos Deputados, cinco ministros, 13 líderes partidários da Câmara, três presidentes de partidos políticos e o prefeito de Recife, João Campos (PSB), participaram da reunião.
Tensão no Legislativo
Um dos conflitos entre Lula e a Câmara dos Deputados é embasado no veto do presidente a R$ 5,6 milhões em emendas parlamentares, assim como a reoneração da folha, que revoga benefícios fiscais concedidos a 17 principais setores de economia do país.
Logo após a reunião do presidente, os deputados protocolaram o pedido de impeachment contra Lula, que colheu 140 assinaturas