O Instituto Real Time Big Data divulgou uma pesquisa nessa segunda-feira (19) que revela que oito em cada dez brasileiros discordam da declaração dada pelo presidente Lula (PT) no último domingo (18), na qual ele comparou a ofensiva de Israel contra Gaza com o Holocausto.
Segundo o levantamento, encomendado pela TV Record, a fala do presidente foi rejeitada por 83% dos entrevistados, enquanto 13% concordaram com a declaração. Já 4% disseram que não sabiam o que comentar sobre o assunto.
Os entrevistados foram questionados sobre o posicionamento do Brasil no conflito entre Istrael e Hamas. Do total, 54% defenderam que o país deve se manter neutro, enquanto 26% acreditam que é preciso apoiar os israelenses. Outros 14% responderam que o Brasil deve apoiar o lado palestino.
A sondagem também apontou que 57% dos entrevistados consideram que Israel é o lado certo no conflito e outros 28% acreditam no grupo terrorista Hamas. Não sabem ou não responderam somam 15%. Já 89% das pessoas ouvidas afirmaram que estão acompanhando as notícias em relação a guerra entre Israel e Hamas.
O Real Time Big Data ouviu 800 pessoas, sendo 53% mulheres e 47% homens. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.