A nova lei do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora permite que alguns trabalhadores que atendem a requisitos específicos possam se desligar do mercado de trabalho ao completar 55 anos, graças a uma recente redução na idade mínima para aposentadoria.

Essa mudança foi decidida em maio deste ano pelo Senado Federal, com o objetivo de atender a uma demanda crescente por mais flexibilidade, permitindo que mais trabalhadores planejem sua aposentadoria de forma estratégica.

As novas regras visam reconhecer o desgaste físico e mental enfrentado por esses trabalhadores ao longo dos anos, proporcionando uma aposentadoria mais justa e adequada às condições de trabalho de cada grupo.

Os beneficiados por essa lei incluem trabalhadores expostos a condições especiais ou agentes nocivos à saúde. Além disso, a medida também oferece alívio financeiro para aqueles que desejam se aposentar mais cedo. Confira alguns dos critérios necessários para obter uma aposentadoria antecipada em 2025:

Critérios da aposentadoria antecipada

- Ter contribuído por pelo menos 15 anos em trabalhos que envolviam um certo nível de exposição a agentes prejudiciais.

- O trabalhador tem que possuir a idade mínima de 55 anos.

Categorias que possuem esse direito

- Em casos em que contribuinte têm 20 anos executando uma atividade de risco à saúde, é possível se aposentar com 58 anos.

- Já os trabalhadores que completaram 25 anos em meio a condições de risco no ambiente de trabalho têm o direito de se aposentar a partir dos 60 anos.

Benefícios adicionais por condições extremas

-Independentemente da idade, trabalhadores de minas subterrâneas, e outras categorias que passam por situações de grande risco, podem se aposentar com 15 anos de contribuição.

Como acessar o “Meu INSS”

1.Ter uma conta ativa no “portal gov.br”;

2.Acesse o site ou baixe o aplicativo “Meu INSS”;

3.Entre com “gov.br” e insira seu CPF e senha;

4. Acessar agendamentos e solicitações online;