Ao menos 134 pessoas tiveram de deixar suas casas em Conceição do Pará, em Minas Gerais, após o deslizamento de rejeito da Mina de Turmalina, no último sábado (7). Nenhuma pessoa ficou ferida.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, um imóvel foi danificado. Ainda não há previsão para o retorno das famílias às suas casas. Após o deslizamento, o Ministério de Minas e Energia determinou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) fiscalizasse a região atingida.
A mineradora Jaguar Mining, responsável pela unidade, divulgou nota esclarecendo que suspendeu os trabalhos no local e que a segurança da comunidade e dos funcionários é prioridade.
“A empresa está trabalhando diligentemente com as autoridades locais, incluindo o governo brasileiro, a Agência Nacional de Mineração e a comunidade ao redor da mina, para garantir que a situação permaneça sob controle. A segurança de todos os funcionários e membros da comunidade continua sendo a principal prioridade. As operações permanecerão temporariamente suspensas e só serão retomadas quando for determinado que é totalmente seguro fazê-lo”, diz a nota.