Nesta sexta-feira (06), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Fake Sale”, que apura fraudes em estabelecimentos vinculados ao Programa Farmácia Popular do Governo Federal. De acordo com os levantamentos dos agentes policiais, as irregularidades geraram um prejuízo de R$ 20 milhões.

A PF apurou que os desvios estavam sendo realizados por meio da simulação de vendas de medicamentos, gerando créditos pagos pelo Ministério da Saúde às farmácias envolvidas. Uma das investigadas seria responsável pela compra dos estabelecimentos, que eram mantidas em nome de laranjas e usadas para as ações criminosas.

O programa do Governo Federal visa complementar a disponibilização de medicamentos usados na Atenção Primária à Saúde (APS), através de uma parceria com farmácias e drogarias privadas.

A iniciativa governamental disponibiliza os medicamentos gratuitamente e em casos como esses, o Ministério da Saúde subsidia até 905 do valor referente a tabela dos remédios, onde o cidadão paga apenas o restante, conforme o valor praticado pelo estabelecimento.