A tradicional campanha dos Correios, “Adote uma Cartinha do Papai Noel”, chega à sua 35ª edição em 2024, convidando brasileiros de todo o país a ler, se emocionar e transformar os pedidos de crianças em realidade. A iniciativa, que se consolidou como uma das maiores ações solidárias do Brasil, recebe cartas escritas por crianças de até 10 anos, direcionadas ao Papai Noel.
Este ano, os Correios receberam cerca de 130 mil cartinhas enviadas de diversas regiões do país. Para participar, basta acessar o Blog Noel, plataforma oficial dos Correios , onde as mensagens estão disponíveis para adoção. O processo é simples: o voluntário escolhe uma cartinha, preenche os dados solicitados e se compromete a atender o pedido, proporcionando um Natal especial para a criança.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva ressaltou sobre a importância dessa tradição e como ela reflete o espírito de solidariedade brasileiro essa tradição: "é uma mobilização que é da sociedade, que é do povo brasileiro, então para nós é muito importante espalhar um pouco de solidariedade, espalhar amor, então a gente conclama a sociedade e todo mundo ajude".
Esse ano, foram enviadas para os Correio mais de 300 mil cartas que atendem os critérios da campanha. Dessa quantia, 185 mil já foram adotadas.
Além disso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fez uma parceria com os Correios esse ano, com o objetivo de agregar na campanha os pedidos de 8 mil crianças que vivem em abrigos de todas as capitais brasileiras.
Os bons resultados de 2023
No ano anterior os Correios receberam 270 mil cartinhas e, pela primeira vez em 35 anos, 100% delas foram adotadas. Inspirado por essa conquista, a nova meta dos Correios é “atingir 100% das cartinhas, é não deixar nenhuma criança sem um presente. É importante que toda criança seja lembrada e receba um presente de Natal", destacou o presidente dos correios.
Quem podem participar
-Podem participar alunos matriculados na rede pública, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade,
-Crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
-Crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social
-Pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade.
Novidades
Como forma de celebrar a 35ª edição da campanha, os Correios estão visitando capitais brasileiras com uma Carreata de Luz. O espetáculo tem o objetivo de ser um gesto de agradecimento aos padrinhos e madrinhas que ajudaram a tornar o sonho de milhares de crianças uma realidade e ainda é uma estratégia para impulsionar a visibilidade e a participação da sociedade, instituições e empresas na campanha.
“Esta é a ação natalina que mais sensibiliza e une o país. Conseguimos levar alegria para as crianças e, assim como no ano passado, não vamos deixar nenhuma delas sem presente”, ressalta Fabiano Silva.