Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar um desembargador do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) suspeito de envolvimento em um esquema de venda de sentenças judiciais. A ação incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao magistrado.

A operação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), que também é o relator das investigações.

Foto: Divulgação/TJ-MS
Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul

O caso se soma a uma série de investigações sobre o Tribunal de Justiça do Mato Grosso. Em agosto, dois desembargadores, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, foram afastados de suas funções pelo TJMT sob a mesma suspeita. Desde então, ambos estão sendo monitorados com tornozeleiras eletrônicas.

No dia 26 de novembro, outra operação relacionada ao esquema cumpriu dezenas de mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva. As investigações seguem em curso para apurar o alcance do esquema e os envolvidos no suposto comércio de decisões judiciais.