João Pedro Stedile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que o Governo Lula tem se limitado a propagandas, discursos, eventos e cerimônias no Palácio do Planalto, em vez de adotar medidas concretas para atender às demandas do movimento.
O líder do MST também fez críticas severas ao trabalho do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), liderado por Paulo Teixeira , e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Segundo ele, a atuação dessas instituições tem sido insuficiente. Stedile enfatizou que qualquer pessoa que esteja no cargo e não consiga resolver os problemas relacionados a ele é incompetente. “Nossa crítica não é pessoal. É uma crítica às ações insuficientes do governo.”
Ele ainda declarou que o pacote de ações prometido por Paulo Teixeira para o fim deste ano tem como objetivo apenas aliviar a tensão entre o MST e o governo.
O pacote, que inclui desapropriações, compra e transferência de terras de grandes devedores da União para a reforma agrária, recursos para assistência técnica e outras medidas, foi descrito por Stedile como mais uma promessa vazia. “Faz dois anos que eles falam em pacotes, prateleiras de terra e tantas outras promessas.”