O influnciador digital e pessoa com deficiencia física (PCD) Ivan Baron, que subiu a rampa do Palácio do Planalto na posse do presidente Luiz Inacio Lula da Silva , em janeiro de 2023, publicou um vídeo em suas redes sociais criticando o governo em razão das mudanças propostas no Porjeto de Lei de ajuste fiscal que afetará, entre outros segmentos, as regras para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Qual a necessiddae disso? Só vai servir ainda mais como uma barreira para burocratizar. Deficiência é algo permanente. Ninguém vai deixar de ter a cada dois anos”, disse o influenciador.
Ivan Baron também criticou a forma como o plano de medidas fiscais do governo Lula define as pessoas com deficiência, que ele considerou capacitista. “O plano de medidas fiscais reconhece pessoas com deficiência como aquelas que têm ‘incapacidade para uma vida independente e para o trabalho’. Sim, essa foi a expressão usada no documento oficial apresentado pelo governo. O auge do capacitismo”, mostrando sua indignação.
Com a aprovação do Projeto de Lei 4.614/2024, o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) será mais restrito. O objetivo seria impedir o pagamento indevido do auxílio.