O Governo Federal promove, neste sábado (14), o chamado Dia D de mobilização nacional contra a dengue . Essa iniciativa inclui mutirões de limpeza e a distribuição de materiais informativos em todo o território brasileiro. O objetivo é agir preventivamente em dezembro, período em que os casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti tendem a aumentar.

Promovida pelo Ministério da Saúde, a mobilização envolve governos estaduais e municipais, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais de saúde e a população brasileira.

Crise na saúde

Apenas neste ano, o Brasil registrou mais de 6,6 milhões de casos de doenças transmitidas pelo mosquito da dengue e 5.915 mortes confirmadas, número cinco vezes maior do que o registrado em 2023.

Água contaminada por larvas do mosquito

Além de evitar o acúmulo de água parada, é fundamental descartar corretamente a água contaminada por larvas do mosquito. O ideal é derramar todo o líquido em um local onde o solo possa absorvê-lo ou onde ele evapore rapidamente. Caso a água seja descartada em um ralo, as larvas do mosquito podem sobreviver, se desenvolver e espalhar doenças em outros locais.