A assessoria do Planalto informou nessa terça-feira (10) que, mesmo após passar por uma cirurgia de emergência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não passará o exercício do cargo para o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
De acordo com a equipe médica, Lula está consciente e se recupera bem. Ele foi submetido a uma craniotomia, cirurgia realizada para drenagem de um hematoma, e deverá permanecer na UTI por mais dois dias, além de ficar em recuperação no hospital por cerca de uma semana. Contudo, não há gabinete presidencial montado no local.
Segundo o cardiologista que acompanha o presidente, Roberto Kalil Filho , as funções neurológicas de Lula foram preservadas e ele não terá sequelas. “Evoluiu bem, já acordou praticamente logo após a cirurgia, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias”, disse o médico.
Lula sentiu dores de cabeça na noite de segunda-feira (9) e precisou realizar uma ressonância magnética intracraniana, devido ao incidente em que bateu a cabeça em outubro.