O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), determinou o afastamento imediato de três parentes do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que ocupavam cargos de direção na Assembleia Legislativa (Alema). Na decisão dessa terça-feira (10), o magistrado concluiu que as nomeações violam uma Súmula Vinculante que proíbe o nepotismo em órgãos públicos.

Foram afastados o irmão do governador, Marcus Barbosa Brandão, que exercia o cargo de diretor de Relações Institucionais da Alema; Camila Correia Lima de Mesquita Moura, cunhada de Brandão e diretora legislativa; e Jacqueline Barros Heluy, sogra do sobrinho do chefe do executivo estadual e diretora de Comunicação Social da Casa Legislativa.

Foto: Andressa Anholete/SCO/STF
Ministro Alexandre de Moraes

Em julgamento de uma reclamação do partido Solidariedade, Alexandre de Moraes identificou nas nomeações a prática de nepotismo cruzado, que consiste na troca de favores entre poderes.

Foto: Reprodução/Instagram
Governador do Maranhão, Carlos Brandão

“O amadurecimento democrático brasileiro vem permitindo que tradicionais problemas na administração pública, no âmbito dos poderes estatais, possam ser discutidos sob o prisma do interesse público e visando atender os reclamos éticos da sociedade, para que se possam expurgar práticas prejudiciais à Nação”, destacou o ministro na decisão.

Além do afastamento, com suspensão de remuneração e benefícios, Moraes intimou nove deputados estaduais para prestar informações.