Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) hospitalizado em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin assumiu a agenda presidencial. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Presidência.

Alckmin, que estava em São Carlos (SP), cancelou compromissos e retornou a Brasília na manhã de hoje para conduzir os compromissos oficiais, incluindo uma reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.

Também estavam previstas reuniões com Rui Costa (ministro da Casa Civil), Renan Filho (ministro dos Transportes) e Nísia Trindade (ministra da Saúde).

O Planalto ainda não confirmou se Alckmin fará as agendas do presidente Lula ou se as reuniões serão adiadas.

Estado de saúde de Lula

Lula deve ficar uma semana internado em São Paulo, se recuperando de uma cirurgia de emergência realizada na noite dessa segunda-feira (09), devido a uma hemorragia intracraniana, sequela da queda em que ele bateu a cabeça em outubro, no banheiro do Palácio da Alvorada.

De acordo com a equipe médica do presidente, Lula deixou a sala de cirurgia sem “nenhum comprometimento no cérebro” e está “lúcido, falando e se alimentando”, mas ainda precisa se recuperar e só deve receber alta e voltar a Brasília no início da próxima semana.