O ministro Kassio Nunes Marques completa, nesta terça-feira (5), quatro anos no Supremo Tribunal Federal ( STF ). O piauiense natural de Teresina assumiu a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou em 2020.
Nunes Marques foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) e tomou posse no dia 5 de novembro de 2020, após ser sabatinado e aprovado pelo Senado Federal.
O piauiense é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi, por nove anos, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), até ser nomeado ministro.
Atual vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques conduziu algumas decisões importantes no STF, como relator ou como voto divergente, entre eles, o julgamento das ações sobre a chamada “revisão da vida toda”. Em outras ocasiões, buscou abrir espaço para a conciliação em diversos processos, como no caso da ação que discute a dívida pública de Minas Gerais e a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal e, também, da ação sobre a desestatização da Eletrobras.