Um homem identificado como José de Alencar Lima Junior, de 49 anos, morreu ao tentar decolar com um equipamento de speed fly na Pedra Bonita, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, nesse domingo (3). A modalidade, similar ao parapente, exige velocidade para que o equipamento consiga se elevar. No entanto, imagens mostram que, durante a tentativa de decolagem, José de Alencar não obteve a velocidade necessária e acabou caindo, resultando no acidente.
Testemunhas que estavam próximas registraram em vídeo o momento em que o piloto correu na tentativa de ganhar impulso com o equipamento, que, ao não abrir completamente, impossibilitou a decolagem e causou a queda. Após o acidente, uma pessoa que estava próxima se dirigiu à borda da pedra na tentativa de localizar a vítima.
O corpo de José foi localizado e resgatado após cerca de quatro horas de buscas no local. A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o equipamento utilizado por José será submetido a uma perícia para identificar possíveis falhas.
Segundo a corporação, “diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias da queda”, conforme nota divulgada. O corpo de José de Alencar foi encontrado durante a tarde e levado ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro.