Nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, teve início a audiência para julgar os assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes: os policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz. A data do julgamento foi definida pelo juiz Gustavo Kalil, titular do 4º Tribunal do Júri, durante uma reunião especial no Fórum Central do Rio de Janeiro, com representantes do Ministério Público, assistentes de acusação e a defesa dos réus.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitará ao Conselho de Sentença do 4º Tribunal do Júri a condenação máxima para os executores do crime. O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado argumentará para que as penas dos réus cheguem a 84 anos de prisão. Lessa e Queiroz foram denunciados pelo MPRJ por duplo homicídio triplamente qualificado, um homicídio tentado e pela receptação do Cobalt utilizado no dia do crime, ocorrido em 14 de março de 2018.

Foto: Divulgação
Marielle Franco

A principal testemunha a ser ouvida durante o julgamento é Fernanda Chaves, então assessora da parlamentar, que estava no carro e foi a única sobrevivente do atentado.

Saiba as testemunhas de acusação arroladas pelo MPRJ:

- Fernanda Gonçalves Chaves: vítima sobrevivente do ataque

- Ágatha Arnaus Reis: viúva de Anderson

- Mônica Benício: viúva de Marielle

- Marinete da Silva: mãe de Marielle

- Carolina Rodrigues Linhares: perita criminal

- Luismar Cortelettili: agente da Polícia Civil do Rio

- Carlos Alberto Paúra Júnior: agente da Polícia Civil do Rio

Saiba as testemunhas de defesa de Ronnie Lessa:

- Marcelo Pasqualetti: agente federal

- Guilhermo Catramby: delegado da Polícia Federal

Já a defesa de Queiroz desistiu dos depoimentos das testemunhas que havia requerido anteriormente, segundo o jornal O Globo.