O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) prendeu, nesta terça-feira (29), o contraventor Rogério Andrade , patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e considerado o maior bicheiro da capital carioca.
Sobrinho do também contraventor Castor de Andrade, Rogério Andrade é acusado de mandar matar o rival Fernando Iggnácio, genro de Castor, assassinado em novembro de 2020. Tal qual o tio, ele é patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.
Rogério Andrade foi preso em casa, em um condomínio de luxo localizado na Barra da Tijuca. Também foi preso Gilmar Eneas Lisboa, apontado como o responsável por monitorar Fernando Iggnácio até sua execução.
O bicheiro já havia sido denunciado pelo assassinato de Fernando Iggnácio em 2021, contudo, em 2022 a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) trancou a ação penal sob alegação de falta de provas.
Sem tornozeleira
Em agosto de 2022, Andrade foi preso no âmbito da Operação Calígula, acusado de liderar organização criminosa que opera jogos de azar no Rio. No fim daquele ano, ele foi solto, mediante aplicação de medidas cautelares, incluindo o monitoramento por tornozeleira eletrônica, contudo, em abril deste ano o ministro Nunes Marques, do STF, liberou o bicheiro das restrições.