Em 2018, o ex-lutador de boxe José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, anunciou sua intenção de doar o cérebro, após sua morte, para pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da doação é contribuir com estudos sobre a encefalopatia traumática crônica (ETC), também chamada de "demência pugilística".

O neurologista da Faculdade de Medicina da USP , Renato Anghinah, pontuou que a doação é fundamental para descobrir meios de prevenir a doença, além de entender como ela funciona.

Foto: Reprodução/ Redes sociais
José Adilson ou "Maguila"

A encefalopatia traumática crônica (ETC) é uma doença neurodegenerativa progressiva e sem cura, relacionada a repetidos traumatismos na cabeça, como os que atletas podem sofrer durante suas carreiras. Entre os sintomas estão mudanças de humor, depressão, agressividade, problemas de memória e, em estágios avançados, comprometimento cognitivo grave que pode evoluir para demência.

José Adilson Rodrigues dos Santos, estrela do boxe, foi diagnosticado com ETC há 11 anos. Ele faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos.