O Governo Lula destinou cerca de R$ 500 mil para a aquisição de frutas e outros alimentos para abastecer a despensa. A lista de compras inclui croissants, brioches, bolos, uma variedade de salgados e frios, como peito de peru defumado, lombo canadense, presuntos e diversos tipos de queijos.
Além disso, a solicitação abrange ainda sobremesas, que vão de gelatinas a doces. O governo também requisitou leite condensado, sucos de polpa e óleo vegetal de girassol.
A justificativa para esses gastos se deu pela proximidade do término das Atas de Registro de Preços nº 20, 21, 22 e 23/2023, que vencerão em novembro. Segundo a presidência a nova contratação é necessária para manter o abastecimento da despensa presidencial para os próximos eventos. Além disso, destacou-se que os eventos oficiais devem respeitar critérios de “harmonia, elegância e segurança institucional”.
Gasto com bebidas
Recentemente, a Presidência da República liberou pouco mais de R$ 350 mil para a aquisição de bebidas alcoólicas. O edital lista 215 itens de diferentes categorias, incluindo uísque, gim, vodca e Campari.
A empresa contratada também deverá fornecer copos e taças de cristal, além de gelo filtrado e uma equipe de garçons.
Na justificativa da licitação, a Presidência destacou que os eventos e cerimônias oficiais “devem considerar, pelo menos, três condições essenciais para sua execução: harmonia, elegância e segurança institucional.”