O Hospital Sírio-Libanês divulgou nesse domingo (20) um exame médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dia após o chefe do executivo sofrer um acidente doméstico no Palácio da Alvorada. Na tarde desse sábado (19), o petista sofreu uma queda no banheiro, machucando a parte de trás da cabeça.

De acordo com o exame, o médico do presidente, Dr. Roberto Kalil , afirmou que o cérebro de Lula apresentou um "ponto mínimo de hematomas" após a queda. Ainda de acordo com o profissional, o presidente levou pontos para fechar o corte e é pouco provável que esse hematoma evolua. O petista está em observação porque casos de aumento de sangramento podem evoluir para coágulos que pressionam o cérebro, contudo, na reavaliação desse domingo, não foi constatada evolução no sangramento.

Foto: GP1
Lula

Kalil também pontuou que Lula realizará exames de rotina nos próximos dias, para que os médicos acompanhem sua evolução clínica. "Esses exames são só parte do protocolo. O risco de complicação é muito pequeno", concluiu o doutor.

Viagem cancelada

Com o acidente, o chefe do Executivo não pôde embarcar para a Rússia, onde participaria da reunião da cúpula dos BRICS. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Lula terá agendas de governo nesta semana no Palácio do Planalto e participará da Cúpula dos Brics por videoconferência.

Foto: Reprodução/Sírio-Libanês
Boletim médico sobre a situação do presidente Lula

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração. O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto", diz a nota da Secom.