O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nessa terça-feira (15), a extradição de 63 brasileiros que estão foragidos na Argentina. Todos são investigados no âmbito da Operação Lesa Pátria, por envolvimento nos ataques golpistas que depredaram a Praça dos Três Poderes, no dia 08 de janeiro de 2023.
A Suprema Corte enviou a determinação do ministro para análise do Ministério da Justiça e cabe agora ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional avaliar se o caso cumpre acordos previstos nos tratados internacionais.
Na sequência da tramitação, o Ministério da Justiça encaminha o material ao Ministério das Relações Exteriores, que fica responsável por tratar das questões com o país vizinho.
Investigação da PF
A determinação de Alexandre de Moraes atende a pedido da Polícia Federal, que investiga o caso e tem conhecimento de que brasileiros entraram na Argentina sem passar pelas autoridades na fronteira. As equipes policiais estimam que há 180 foragidos no país vizinho.