A afiliada do SBT no Paraná, Rede Massa, canal controlado por Ratinho, realizou uma demissão em massa no setor operacional da emissora, dispensando quase todos os profissionais responsáveis por colocar no ar o programa Tá na Hora Paraná, liderado por Eleandro Passaia, e o SBT Paraná, que tem à frente Fernando Parracho. A decisão foi adotada na última quinta-feira (26).
As mudanças impactaram diretamente o programa matinal “Primeiro Impacto Paraná”, que teve sua última edição transmitida na sexta-feira (27). Os cortes na área técnica foram apenas o início de uma profunda reestruturação do Grupo Massa. O conglomerado de mídia de Ratinho passou a acreditar que é possível fazer mais com menos profissionais, graças aos avanços em inteligência artificial e automação.
A teoria, porém, foi recebida com estranheza nos bastidores, especialmente, porque as demissões também afetaram o setor de jornalismo. Toda a equipe do “Primeiro Impacto Curitiba” foi dispensada, incluindo o editor-chefe.
Os executivos da Rede Massa justificaram o fim do “Primeiro Impacto” devido ao baixo rendimento das mudanças feitas por Daniela Beyruti na programação nacional do SBT.
Ratinho culpa filha de Silvio Santos por demissão em massa
Até o início de março, as afiliadas do SBT tinham autonomia para exibir programas regionais até as 8h. No entanto, as estreias de “Carinha de Anjo” e “Chega Mais” provocaram uma readequação na programação matinal, com a edição nacional do telejornal passando a ser exibida obrigatoriamente a partir das 7h30.
Sem a meia hora final, o telejornal perdeu boa parte de sua competitividade e viu o “RIC Notícias Manhã”, da afiliada da Record, reassumir a vice-liderança de audiência. Além disso, houve uma queda brusca no número de anunciantes, tornando a permanência do programa comercialmente inviável.
O “SBT Notícias Paraná”, transmitido no final da manhã, também passará por mudanças. João Salgado, âncora do “Primeiro Impacto”, era coapresentador deste outro jornalístico. Ele estava de férias havia três semanas e nem sequer estava presente na edição derradeira do noticioso.
Confira a nota na íntegra
A Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, surpreendeu centenas de funcionários na noite desta quinta-feira (26) com uma demissão em massa no setor operacional, sem aviso prévio. Trabalhadores, profissionais radialistas responsáveis pela exibição dos programas Tá na Hora Paraná e SBT Paraná foram dispensados. A movimentação também impactou o programa Primeiro Impacto Paraná, cuja última edição foi transmitida nesta sexta-feira (27).
O SINDIRÁDIO-TV está orientando os radialistas, trabalhadores afetados sobre os procedimentos necessários para garantir o acompanhamento sindical. Ressaltamos que, conforme a legislação trabalhista brasileira, a participação do sindicato é obrigatória em casos de demissão em massa. O sindicato tomará as medidas cabíveis, registrando ressalvas nos Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCTs) para assegurar eventuais direitos que possam ter sido negligenciados ao longo da contratualidade e garantir o direito de questionar a dispensa coletiva realizada pela empresa.
O SINDIRÁDIO-TV já acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para mediar o caso, visando garantir que os direitos dos trabalhadores sejam preservados e que a empresa seja responsabilizada pela falta de comunicação prévia ao sindicato. Essa mediação é fundamental para assegurar que a legislação vigente seja cumprida.
É importante destacar que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que a participação prévia do sindicato é uma exigência procedimental para a demissão em massa de trabalhadores. A ausência de comunicação prévia ao sindicato, como ocorreu no presente caso, viola a legislação trabalhista vigente.
O SINDIRÁDIO-TV está em processo de formalizar uma solicitação à Rede Massa para obter a lista completa dos profissionais dispensados, e já manifesta sua solidariedade aos trabalhadores afetados. Nossa estrutura sindical está à disposição para revisar as rescisões e avaliar outras medidas cabíveis em cada situação.
Além disso, o sindicato convocará em breve uma assembleia com os trabalhadores dispensados para discutir os próximos passos e garantir o suporte necessário.
Lucas Bauermann
Presidente do SINDIRÁDIO-TV