Diagnosticado com doença de Crohn em 2021, o jornalista Evaristo Costa deu detalhes sobre como está lidando com sua condição médica. Em entrevista ao Podcringe, ele revelou que perdeu 22 quilos em apenas três semanas e disse que ainda se sente “definhando”.

“Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim, aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas”, confidenciou. Em seguida, Evaristo afirmou que seu emagrecimento ocorreu por conta da doença, e não por iniciativa própria.

“Eu me sinto definhando. É como eu me defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela sai de dentro de mim, então não me dá os nutrientes que eu preciso”, declarou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença de Crohn é uma condição crônica que causa inflamação no trato intestinal, afetando predominante a parte inferior do intestino delgado e grosso. Ela pode acometer pessoas de qualquer idade, mas tem maior incidência entre os 20 a 30 anos.