O ministro dos Ministros dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) vai ser reunir com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os próximos dias, para discutir o novo programa “Voa Brasil”, que promete passagens aéreas mais baratas.
O governo federal deverá oferecer, em uma primeira etapa, as passagens por R$ 200 para aposentados, pensionistas e alunos do ProUni que não viajaram nos últimos doze meses.
Em março de 2023 a iniciativa governamental foi anunciada pelo então ministro Márcio França , porém causou controvérsias, já que ainda não havia sido aprovada pela Casa Civil. França também informou que o programa iria iniciar em agosto do último ano, mas ainda não foi colocado em prática.
O preço das passagens chegou a apresentar uma queda de 35%, porém voltou a subir no início de setembro. Algumas fontes do setor aéreo informaram que o adiantamento do “Voa Brasil” foi causado pela escassez das contrapartidas do governo, uma delas, seria o valor do querosene de aviação.
O preço do querosene pode aumentar caso o Executivo implemente as medidas de incentivo aos biocombustíveis.