A rede social Locals anunciou, nessa segunda-feira (29), que irá suspender as atividades no Brasil em retaliação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a exclusão de perfis brasileiros da rede social.
Segundo o comunicado, o Locals não pretende alterar as políticas de conteúdo da plataforma apenas para satisfazer uma determinação do STF. Nesse caso, a rede social continuará ativa no país até o dia 12 de fevereiro.
“A Locals, como parte do Rumble, compartilha a missão de restaurar uma internet livre e aberta, e nos comprometemos a não mover as metas de nossas políticas de conteúdo”, pronunciou a plataforma através de nota enviada aos usuários.
A única possibilidade da plataforma permanecer no país depende de reconsideração da Suprema Corte brasileira.
Bloqueio de redes sociais e o adeus à Rumble
Em junho de 2023, o ministro Alexandre de Morais determinou o bloqueio dos novos perfil do influenciador digital Bruno Monteiro, conhecido como Monark. Ele já havia sido bloqueado em outras plataformas, e encontrou no Rumble uma possibilidade de continuar dialogando com o público.
Na mesma decisão, o magistrado estipulou multa diária de R$ 100 mil à plataforma em caso de descumprimento da medida. Como resposta, o CEO da empresa, Chris Pavlovski suspendeu as atividades do Rumble no Brasil, sob a acusação de censura por parte do Judiciário brasileiro.