A região Sul do Brasil que abrange os estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem alerta de tempestades até segunda-feira (04). O aviso de nível laranja foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ) na noite desse sábado às 21h01.

As chuvas devem variar entre 50 a 100 mililitros/dia e as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h. O órgão de Meteorologia ainda alerta para queda de granizo, havendo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, além de queda de árvores e de alagamento.

TEMPO | Chuva forte acompanhada de rajadas de vento em Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre. ???? @guicunhaa_ pic.twitter.com/s9x6YR1YtD — MetSul Meteorologia (@metsul) December 2, 2023

O que significa o alerta laranja para a região Sul do país?

Alerta Laranja: situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. A população que mora nos estados do Sul do Brasil deve inteira-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis, seguindo os conselhos das autoridades locais.

Veja as áreas afetadas por estado na região Sul

- Paraná: Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul e Centro Ocidental;

- Santa Catarina: Serrana, Oeste, Norte, Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis;

- Rio Grande do Sul: Sudeste, Nordeste, Norte Central, Centro Oriental, Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste e região Metropolitana de Porto Alegre.