O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, nesta sexta-feira (22), os dados a respeito da identificação étnico-racial que foram coletados durante o Censo 2022. Segundo a pesquisa, os brasileiros que se declaram pardos somam 92,1 milhões de habitantes, o que representa 45,3% de todos a população.
Já os brancos, que eram o maior grupo até então, hoje somam 88,2 milhões de pessoas, equivalente a 43,5% da população brasileira. Vale lembrar que a pesquisa questiona a respeito de como as pessoas se autodeclaram, ou seja, de que cor a população mais se identifica.
Outros números
Hoje, o percentual da população que se reconhece como preta subiu para 10,2%, o que representa cerca de 20,6 milhões de pessoas. Com relação aos indígenas, segundo o Censo, há mais de 1,6 milhão de indígenas no Brasil, ou 0,8% da população brasileira. O número é quase o dobro, quando comparado ao Censo realizado em 2010.
Durante a cerimônia, Márcio Pochmann, presidente do IBGE, destacou a importância do censo para se conhecer o perfil da população brasileira e agradeceu o esforço dos cerca de 200 mil recenseadores.